Estude na CPM

O curso regular da CPM é semestral, com duração total de 10 (dez) semestres (5 anos), e é oferecido de forma gratuita (aulas e material didático).

Estude na CPM

Formato do curso

Os cursos de inglês da Cidadão Pró-Mundo são totalmente gratuitos e incluem material didático da Universidade de Cambridge (uma das melhores do mundo).

Modelo de funcionamento

A cada semestre, os estudantes assistem às aulas 1 vez por semana, aos sábados ou aos domingos, dependendo da Unidade de Ensino em que estudam.

Atividades propostas

enviada aos(às) alunos(as) no final de semana anterior às aulas, com prazo de entrega antes da próxima aula;

Com participação de teachers e alunos(as), 01 (uma) vez por semana;

Lição de casa, que deve ser feita depois das aulas, com prazo de entrega antes
da próxima aula.

Certificação de proficiência

Após cumprirem 10 módulos semestrais (5 anos), os alunos concluem o curso da CPM com nível B1 de proficiência em inglês (nível intermediário), o que equivale ao terceiro nível do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas QECR.

Pré-requisitos

Idade

Ter entre 11 e 25 anos de idade.

Ensino público

Estudar (ou ter estudado) em escola pública durante todos os anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (caso já esteja neste nível escolar).

Ensino particular com bolsa integral

Estudar (ou ter estudado) em escola particular, com bolsa integral, durante todos os anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (caso já esteja neste nível escolar).

Acesso à internet

Ter à disposição um computador com acesso à internet (smartphone, computador ou tablet) que permita, sem dificuldades, acesso a aplicativos para realização de atividades de forma remota.

Aprendizado constante

OBS: Pessoas candidatas que não se enquadram nos pré-requisitos acima podem se inscrever e concorrer a uma vaga no curso, desde que:

Unidades

Atualmente a Cidadão Pró-Mundo conta com 9 Unidades sendo 7 no estado de São Paulo, 1 no estado do Rio de Janeiro e 1 Unidade Virtual.

Perguntas frequentes

Como parte do processo, todas as pessoas candidatas deverão realizar uma inscrição online, que engloba um teste de nível de conhecimento de inglês. O teste de nível não é eliminatório, mas é de extrema importância, já que:

a) serve para a verificação da turma mais adequada para cada futuro estudante;

b) o nível de conhecimento de inglês é fator chave para o preenchimento das vagas, visto que as vagas são limitadas e é necessário haver vagas disponíveis nas turmas que deverão receber quem se candidatou.

Verificado o cumprimento dos requisitos de todos as pessoas inscritas, aqueles(as) que foram pré-selecionados deverão enviar (através de um formulário online que será oportunamente indicado), cópia/ foto de um documento com foto (como RG ou carteira de motorista) e de um comprovante de escolaridade que confirme o que foi informado no momento da inscrição. O comprovante pode ser o histórico escolar ou uma declaração da escola, desde que mencione todos os anos cursados. Ressaltamos que somente serão considerados para as vagas pessoas que, nesta etapa, enviarem os documentos corretamente.

A prova de nível de inglês indica a turma mais adequada para cada pessoa candidata. Além de levarmos em consideração o número de vagas disponíveis para cada turma em cada Unidade de Ensino, usamos uma lista de critérios para a priorização de quem se candidatou e para a seleção de quem for aprovado, caso duas pessoas candidatas tenham o mesmo perfil. Os critérios são considerados na seguinte ordem, de acordo com a modalide da Unidade de Ensino:

Unidades presenciais

Ter idade entre 11 anos (data de aniversário até 31 de março do ano de início do curso) e 25 anos (idade em 31 de março do ano de início do curso);

– Estudar (ou ter estudado) em escola pública durante todos os anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (caso o candidato tenha chegado nesse nível);

– Estudar (ou ter estudado) em escola particular, com bolsa integral, durante todos os anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (caso a pessoa candidata tenha chegado nesse nível);

– Ser estudante (ou ex-estudante) da escola-sede da Unidade de Ensino em que pretende estudar;

– Ordem de inscrição online (data e hora do preenchimento do formulário de inscrição online);

Unidade Virtual

1º – Não residir nas cidades onde a CPM tem Unidades de Ensino físicas;

2º – Ter idade entre 11 anos (data de aniversário até 31 de março do ano de início do curso) e 25 anos (idade em 31 de março do ano de início do curso);

3º – Estudar (ou ter estudado) em escola pública durante todos os anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (caso o candidato tenha chegado nesse nível);

4º – Estudar (ou ter estudado) em escola particular, com bolsa integral, durante todos os anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (caso a pessoa candidata tenha chegado nesse nível);

5º – Ter à disposição um aparelho com acesso à internet (computador, tablet ou smartphone) que permita, sem dificuldades, acesso a aplicativos para realização de aulas online ao vivo;

6º – Ordem de inscrição online (data e hora do preenchimento do formulário de inscrição online).

Se inscrever em mais de uma Unidade de ensino não aumenta suas chances de conseguir uma vaga. Verifique a localização e o horário das aulas em nossas Unidades e escolha a que for mais conveniente para você. Cadastros múltiplos de uma mesma pessoa são eliminados e apenas o primeiro envio é considerado. 

As pessoas selecionadas receberão um e-mail da Cidadão Pró-Mundo confirmando que conseguiram uma vaga no curso. Este e-mail será enviado com antecedência de no mínimo 3 semanas antes do início das aulas (até meados de julho de 2024).

Como em algumas Unidades de Ensino acontece uma 2ª chamada para as vagas, é possível que algumas pessoas candidatas ainda sejam contatadas posteriormente, no prazo máximo de até 2 semanas após o início das aulas (até meados de agosto de 2024).

A CPM não trabalha com listas de espera. Caso haja alguma eventualidade em uma de nossas Unidades de Ensino que as impossibilite de matricular todas as pessoas selecionadas, é criada uma lista de priorização para o próximo semestre. 

Se este for o seu caso, você deverá preencher novamente o formulário de inscrição online quando ele for aberto, assinalando que seu nome consta na lista de priorização da Unidade de Ensino na qual você deseja estudar. Só serão consideradas as pessoas candidatas que preencherem novamente o formulário. Você terá prioridade no processo seletivo desde que apresente o comprovante de matrícula, demonstrando que ficou na lista de priorização.

Não são permitidas transferências para outra Unidade de Ensino durante o processo de matrícula, ou seja, você deve fazer o curso de inglês na Unidade na qual se inscreveu para ser aluno ou aluna. Caso você seja selecionado(a) para a vaga mas não possa cursar, deve desistir do curso no momento e se inscrever novamente no semestre que vem em outra Unidade de Ensino.

O número de vagas disponíveis em cada Unidade de Ensino é variável e muda de um semestre para outro. Vários fatores influenciam no número de vagas, como a quantidade de turmas existentes da Unidade, o número de pessoas voluntárias e o nível de inglês das pessoas candidatas. Acontece às vezes, inclusive, de algumas Unidades não abrirem vagas para novos(as) estudantes em um determinado semestre.

Preencha o formulário a seguir para receber um aviso assim que as vagas forem abertas.